Projetos

Projetos de IC-EM 2024-2025


1) Conhecendo seu espaço: território, meio ambiente e geotecnologias

As geotecnologias estão presentes no cotidiano das sociedades, estão ao alcance de todos, seja nos aparelhos celulares, computadores ou nos veículos de locomoção. A escola necessita acompanhar as inovações e despertar no aluno a criatividade, a reflexão e o interesse pelo uso de recursos tecnológicos para fins de aprendizagem, a partir da interatividade, em que o aluno se torne um agente ativo no processo de aprendizagem, podendo entender melhor os locais do seu cotidiano, buscando aplicar conceitos que desenvolvam o conhecimento, a percepção, o senso de localização e a amplitude em relação as escalas locais e globais. 

2)  As Mulheres na Ciência

A contribuição feminina na construção do conhecimento e o distanciamento das mulheres de algumas áreas da ciência são questões relevantes em estudos de Gênero e Ciência.  Desde 2017, o Projeto As Mulheres nas Ciências desenvolve atividades de iniciação científica por e para alunos do ensino médio (EM) de escolas públicas de Diadema, visando conhecer fatores que influenciam a escolha profissional destes jovens e, em particular, o ingresso de mulheres de Diadema nos cursos de graduação da UNIFESP Diadema..

3) Observando as nuvens no céu e a superfície da Terra 

De acordo com relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial, até outubro de 2023 a temperatura média global ficou 1,4°C acima da média do período entre 1850 a 1900, tornando 2023 o ano mais quente em 174 anos. Os últimos nove anos foram os mais quentes da história, e a última década foi a mais quente já registrada. A combinação de El Niño e mudanças climáticas levou a recordes de temperatura e eventos climáticos extremos. A América do Sul enfrentou ondas severas de calor, especialmente na sua região central, e chuvas intensas no litoral norte de São Paulo e na serra do Rio de Janeiro, causando mais de 60 mortes em São Sebastião. Na Amazônia, a seca transformou rios caudalosos em lamaçais deixando comunidades sem água potável. Assim, torna-se necessário que pesquisadores e professores exerçam seu papel estimulando o interesse das novas gerações com relação à preservação do meio ambiente e impactos de processos de mudanças climáticas na sua vida cotidiana. Esse projeto visa motivar os alunos a observar a natureza, seus fenômenos e como esses podem impactar o dia a dia da sua comunidade. A ideia é motivas um estudo observacional de nuvens e temperatura medida na superfície, destacando suas características principais, correlações e sua impactos nos processos de mudanças climáticas. 

4) Experimentos de Química e laboratório escolar

5) Preta faz ciência 

6) Observação e classificação de vertebrados: conhecer para preservar 

7) Ensino de Nanociência e Educação Básica & Físico Química para sala de aula 

1) A nanociência engloba estudos em várias classes de materiais com carater interdisciplinar. Com a construção de conhecimento nessa área e os forte investimentos, a nanotecnologia vem avançando e trazendo muitas respostas aos desafios do século XXI em diversas áreas como medicina, eletrônica, ambiental, segurança e outras. Nesse contexto,  é relevante que essa temática seja de dominio público e esteja inserida na educação básica. Assim, o objetivo dessa linha de pesquisa é investigar possibilidades de ensino de nanociência para jovens do ensino médio. Os projetos compreendem: i) a busca do conhecimento sobre nanotecnologia por meio de pesquisa bibliográfica; ii) avaliação da percepção dos  professores e estudantes quanto ao tema; iii) produção de recursos didáticos iv) elaboração de estratégias educacionais e v) aplicação e análise dos materiais didáticos produzidos em sala de aula. 

2)  Para o ensino de química  é inquestionável a importância da experimentação, não apenas como motivação como também efetiva aprendizagem e contextualização, tornando os conhecimentos socialmente mais relevantes. A proposta dos projetos nessa linha é baseada em uma abordagem interdisciplinar integrando os conceitos de Físico Química  com o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais. Os projetos compreendem a criação, o desenvolvimento e a analisar de um sistema experimental com uso do arduino. para ser usado em sala de aula na educação básica

8) Ciência cidadã orientada ao estudo do clima na escala do bairro.  

Os extremos climáticos são desafios importantes para a sociedade. No Brasil, até 2080, estima-se um aumento de 25% das mortes associadas às ondas de calor. Apenas no estado de São Paulo, no verão de 2022, foram 50 mortes em decorrência de extremos de chuva, a maioria nas periferias da Grande São Paulo. Os impactos são exacerbados nas áreas urbanas em geral, mas é nas periferias que ocorrem os cenários mais graves, dada a alta vulnerabilidade socioambiental e pouco preparo das comunidades. Portanto, aumentar a percepção e o letramento das comunidades periféricas em relação aos extremos climáticos a que se encontram expostos é crucial. As escolas públicas dos bairros representam espaços férteis para troca de conhecimento entre os membros da comunidade e promoção da percepção dos problemas comunitários. Estudos têm evidenciado que a exposição a conteúdos sobre mudanças climáticas não aumenta apenas a percepção dos alunos sobre o problema como também a dos pais. No presente estudo, alunos da Escola Estadual Mathias Octavio Nobre Roxo, localizada no Bairro Batistini, no Município de São Bernardo do Campo, têm sido levados a uma percepção da própria escola e do bairro a partir da perspectiva dos riscos ante ameaças climáticas que assolam a região com maior frequência (extremos de chuva e de calor). 

9) Nanopartículas magnéticas aplicadas à Medicina 

As nanopartículas magnéticas são materiais com dimensões nanométricas que apresentam propriedades magnéticas especiais, tornando-as promissoras para diversas aplicações na medicina. Essas nanopartículas  podem ser utilizadas em técnicas de diagnóstico, como a ressonância magnética, onde atuam como agentes de contraste, melhorando a visualização de estruturas  internas do corpo. Além disso, elas são exploradas em terapias direcionadas, permitindo a liberação controlada de  medicamentos em células específicas, minimizando efeitos colaterais. Outro uso importante é na hipertermia, onde as nanopartículas são aquecidas por um campo magnético, causando a morte de células  tumorais. O conhecimento sobre essas tecnologias é  fundamental para alunos de ensino médio, pois os introduz a conceitos de  biomedicina, química e física, além de estimular o pensamento crítico e a inovação, preparando-os para futuras carreiras nas áreas de saúde e pesquisa. 

10) Teoria dos números na educação Básica

11) Nanomateriais em Ação: Inspirando Jovens na Pesquisa Científica 

Os nanomateriais destacam-se por suas propriedades únicas resultantes da redução de tamanho, comumente inferior a 100 nm, o que os torna superiores aos materiais convencionais em termos de características estruturais, texturais e morfológicas. Essas propriedades tornam os nanomateriais promissores em aplicações na imunologia, farmacologia, cosmetologia, medicina, meio ambiente, eletrônica e diversas indústrias emergentes. Dentre os nanomateriais, destacam-se as sílicas mesoporosas ordenadas que têm propriedades ímpares, como poros na faixa de 2 a 50 nm, alta área superficial e volume de poro, sendo ideais para incorporação de diversas espécies químicas. No ensino médio, o estudo de nanomateriais é essencial para despertar o interesse dos alunos por ciência e tecnologia, proporcionando uma compreensão interdisciplinar e fomentando habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico. A introdução de tópicos de nanociência pode preparar melhor os jovens para carreiras científicas, essenciais para enfrentar desafios globais como saúde e sustentabilidade. Além disso, ao integrar pesquisas práticas, como as relacionadas a sílicas mesoporosas ordenadas (SMO), os alunos conseguem visualizar o impacto direto da ciência na inovação tecnológica e em suas vidas cotidianas, motivando-os a seguir caminhos em áreas de grande relevância para o futuro. 

12) Físico Química para Adolescentes 

Diversas iniciativas têm sido realizadas para auxiliem o professor de Química no cumprimento dos PCN. Ausência de base matemática, complexidade de conceitos, metodologia e déficit de atenção, são algumas dos fatores apontados para a dificuldade de aprendizado em Química e mais específico na Físico-Química (FQ). No entanto, este projeto se propõe a diminuir a carência de estudos focados em mapear e identificar a origem das deficiências dos alunos da Escola Básica de aprender conceitos relacionados a FQ.