2024-2025
Profa. Dra. Ana Luisa Vietti Bitencourt
Período de Participação Articula Escolas: 2022 - Atualmente
Área: Geociências
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1230773059940967
Projeto: Conhecendo seu espaço: território, meio ambiente e geotecnologias
"Como docente e pesquisadora minha motivação de paricipar do projeto Articula Escolas é desenvolver atividades dinâmicas, aproximar alunos e professores, possibiitar o estímulo à curiosidade, à comunicação, com experiências diferenciadas e conexão dos estudantes com o mundo através da geotecnologia em sala de aula."
Profa. Dra. Carolina Vautier Teixeira Giongo
Período de Participação Articula Escolas: 2018 - Atualmente
Área: Físico-Química de Coloides e Reatividade
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2312381478155345
Projeto: Mulheres na Ciência
Prof. Dr. Fábio Juliano da Silva Lopes
Período de Participação Articula Escolas: 2024
Área: Física da atmosfera, poluição do ar, sensoriamento remoto a laser, fotometria solar, estudo das propriedades ópticas de aerossóis, nuvens e suas interações
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7538041809652523
Projeto: Observando as nuvens no céu e a superfície da Terra
"Os impactos dos eventos naturais tais como chuva intensas, ondas de calor ou de frio, eventos de transporte de poluição podem ser sentido por toda população, independemente da classe social, embora algumas classe são muito mais impactadas de maneira direta. O projeto articula é uma ponte entre o conhecimento organizado pela universidade e o ambiente de pesquisa e os alunos da rede pública de eduação. Dessa forma, por meio do Projeto Articula Escolas, vejo como um enorme oportunidade de fazer essa relação entre a universidade e a escola pública, tentando motivar os alunos a observar a natureza e os possíveis impactos no seu cotidiano".
Profa. Dra. Elisangela Vinhato
Período de Participação Articula Escolas:
Área: Química Orgânica, com ênfase em Estrutura, Conformação e Estereoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem molecular, catálise quiral e síntese orgânica.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8530211624182009
Projeto: Experimentos de Química e laboratório escolar.
Profa. Dra. Érica Aparecida Souza Silva
Período de Participação Articula Escolas: 2024
Área: Química. Técnicas verdes aplicadas às análises ambiental e bioanalítica.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1921884449936295
Projeto: Preta faz ciência
Profa. Dra. Ilana Fichberg
Período de Participação Articula Escolas:
Área: Evolução, Sistemática e Biodiversidade, Coleções Biológicas e suas aplicações no Ensino
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2076442505673940
Projeto: Observação e classificação de vertebrados: conhecer para preservar
Profa. Dra. Lucinéia Ferreira Ceridório
Período de Participação Articula Escolas:
Área: Nanociência e Físico Química
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1469862511079434
Projeto: 1) Ensino de Nanociência e Educação Básica. 2) Físico Química para sala de aula
"As trocas de conhecimentos concretizadas entre os estudantes e professores da educação básica são essenciais para melhor compreender o espaço escolar e suas relações e investigar o ensino de nanociência na educação básica. Além disso, o contato dos estudantes com a temática impulsiona o gosto pela Ciência e Pesquisa Científica. Ou seja, a parceria universidade e escola favorecida pelo Articula Escolas favorece o sucesso da pesquisa, assim como impulsiona a formação dos estudantes à carreira científicas".
Prof. Dr. Nilton M. Évora do Rosário
Período de Participação Articula Escolas: 2022 até hoje
Área: Ciências Atmosféricas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9719233997872020
Projeto: Ciência cidadã orientada ao estudo do clima na escala do bairro.
"O Articula Escolas ofereceu a plataforma perfeita para um trabalho que há muito gostaria de desenvolver. A experiência e o contato do projeto Articula com as escolas foi fundamental. Aumentar o letramento das comunidades, especialmente as perifericas, é central para qualquer esforço de enfrentamento dos desafios postos pela emergência climática. Paralelamente, muito aprendizado é adquirido também nessa interação como os alunos e o seu meio. Como pesquisador isso me ajudar a ter clareza da importância da minha pesquisa na vida das pessoas."
Profa. Dra. Paula Silvia Haddad Ferreira
Período de Participação Articula Escolas: 2024
Área: Química, com ênfase em compostos organometálicos e na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas e bimetálicas com aplicações biológicas.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472122310617187
Projeto: Nanopartículas magnéticas aplicadas à Medicina
"Participar de pesquisas sobre nanopartículas magnéticas é uma oportunidade empolgante para alunos de ensino médio. Essa experiência permite que os estudantes vivenciem o processo científico na prática, desenvolvendo habilidades de investigação e análise crítica. Além disso, a possibilidade de contribuir para avanços na medicina pode ser extremamente motivadora, uma vez que essas pesquisas têm o potencial de impactar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas."
Profa. Dra. Paola Andrea Gaviria Kassama
Período de Participação Articula Escolas: 2024
Área: Matemática
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1157956417719223
Projeto: Teoria dos Números na Educação Básica
Profa. Dra. Tereza da Silva Martins
Período de Participação Articula Escolas: 2023 até hoje
Área: Química, com ênfase em Nanotecnologia, Compósitos e Bioinorgânica,
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9794349687385297
Projeto: Nanomateriais em Ação: Inspirando Jovens na Pesquisa Científica
"Minha motivação para participar do “Projeto Articula Escolas” está profundamente alinhada ao seu objetivo de aproximar alunos do ensino médio ao ambiente acadêmico e científico. Acredito que essa aproximação é fundamental para proporcionar aos alunos uma experiência transformadora, que vai além do conteúdo escolar tradicional, desenvolvendo habilidades científicas, tecnológicas e analíticas. Ao participar deste projeto, vejo a oportunidade de contribuir para a formação de jovens mais preparados para os desafios do ensino superior, com maior capacidade de análise crítica, pensamento reflexivo e maturidade intelectual. "
Prof. Dr. Willian Hermoso
Período de Participação Articula Escolas:
Área: Físico Química
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4192903739260722
Projeto: Físico Química para Adolescentes
"Despertar o interesse do aluno pelos conteúdos abordados nas Ciências Exatas, mais especificamente na Química e Físico-Química. Fazer dessa experiência uma oportunidade de desenvolver as habilidades de pesquisa científica nos alunos do EM, contemplando a metodologia científica, revisão bibliográfica, tratamento de dados, discussão e divulgação dos resultados. "