2024-2025

Profa. Dra. Ana Luisa Vietti Bitencourt 

Período de Participação Articula Escolas: 2022 - Atualmente

Área: Geociências

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1230773059940967  

Projeto: Conhecendo seu espaço: território, meio ambiente e geotecnologias

"Como docente e pesquisadora minha motivação de paricipar do projeto Articula Escolas é desenvolver atividades dinâmicas, aproximar  alunos e professores, possibiitar o estímulo à curiosidade, à comunicação, com experiências diferenciadas e conexão dos estudantes com o mundo através da geotecnologia em sala de aula."

Profa. Dra. Carolina Vautier Teixeira Giongo

Período de Participação Articula Escolas: 2018 - Atualmente

Área: Físico-Química de Coloides e Reatividade

Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2312381478155345   

Projeto:  Mulheres na Ciência 


Prof. Dr. Fábio Juliano da Silva Lopes  

Período de Participação Articula Escolas: 2024

Área:  Física da atmosfera, poluição do ar, sensoriamento remoto a laser, fotometria solar, estudo das propriedades ópticas de aerossóis, nuvens e suas interações 

Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7538041809652523 

Projeto: Observando as nuvens no céu e a superfície da Terra 

"Os impactos dos eventos naturais tais como chuva intensas, ondas de calor ou de frio, eventos de transporte de poluição podem ser sentido por toda população, independemente da classe social, embora algumas classe são muito mais impactadas de maneira direta. O projeto articula é uma ponte entre o conhecimento organizado pela universidade e o ambiente de pesquisa e os alunos da rede pública de eduação. Dessa forma, por meio do Projeto Articula Escolas, vejo como um enorme oportunidade de fazer essa relação entre a universidade e a escola pública, tentando motivar os alunos a observar a natureza e os possíveis impactos no seu cotidiano". 

Profa. Dra. Elisangela Vinhato 

Período de Participação Articula Escolas: 

Área:  Química Orgânica, com ênfase em Estrutura, Conformação e Estereoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem molecular, catálise quiral e síntese orgânica. 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8530211624182009  

Projeto: Experimentos de Química e laboratório escolar. 


Profa. Dra.  Érica Aparecida Souza Silva 

Período de Participação Articula Escolas: 2024

Área:  Química. Técnicas verdes aplicadas às análises ambiental e bioanalítica.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1921884449936295   

Projeto: Preta faz ciência 


Profa. Dra.  Ilana Fichberg 

Período de Participação Articula Escolas: 

Área:  Evolução, Sistemática e Biodiversidade, Coleções Biológicas e suas aplicações no Ensino 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2076442505673940  

Projeto: Observação e classificação de vertebrados: conhecer para preservar 


Profa. Dra.  Lucinéia Ferreira Ceridório 

Período de Participação Articula Escolas: 

Área:  Nanociência e Físico Química

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1469862511079434   

Projeto: 1) Ensino de Nanociência e Educação Básica. 2) Físico Química para sala de aula 

"As trocas de conhecimentos concretizadas entre os  estudantes e professores da educação básica são essenciais para melhor compreender o espaço escolar e suas relações e investigar o ensino de nanociência na educação básica.  Além disso,  o contato dos estudantes com a temática impulsiona o gosto pela Ciência e Pesquisa Científica. Ou seja, a parceria universidade e escola favorecida pelo Articula Escolas  favorece o sucesso da pesquisa, assim como impulsiona a formação dos estudantes à carreira científicas". 

Prof. Dr.  Nilton M. Évora do Rosário 

Período de Participação Articula Escolas: 2022 até hoje

Área:  Ciências Atmosféricas

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9719233997872020   

Projeto: Ciência cidadã orientada ao estudo do clima na escala do bairro.  

"O Articula Escolas ofereceu a plataforma perfeita para um trabalho que há muito gostaria de desenvolver. A experiência e o contato do projeto Articula com as escolas foi fundamental. Aumentar o letramento das comunidades, especialmente as perifericas, é central para qualquer esforço de enfrentamento dos desafios postos pela emergência climática. Paralelamente, muito aprendizado é adquirido também nessa interação como os alunos e o seu meio. Como pesquisador isso me ajudar a ter clareza da importância da minha pesquisa na vida das pessoas."

Profa. Dra.  Paula Silvia Haddad Ferreira 

Período de Participação Articula Escolas:  2024

Área:  Química, com ênfase em compostos organometálicos e na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas e bimetálicas com aplicações biológicas. 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472122310617187 

Projeto: Nanopartículas magnéticas aplicadas à Medicina 

"Participar de pesquisas sobre nanopartículas magnéticas é uma oportunidade empolgante para alunos de ensino médio. Essa experiência permite que os estudantes vivenciem o processo científico na prática, desenvolvendo habilidades de investigação e análise crítica. Além disso, a possibilidade de contribuir para avanços na medicina pode ser extremamente motivadora, uma vez que essas pesquisas têm o potencial de impactar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas." 

Profa. Dra.  Paola Andrea Gaviria Kassama 

Período de Participação Articula Escolas: 2024

Área:  Matemática

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1157956417719223 

Projeto: Teoria dos Números na Educação Básica 


Profa. Dra.  Tereza da Silva Martins 

Período de Participação Articula Escolas: 2023 até hoje

Área:  Química, com ênfase em Nanotecnologia, Compósitos e Bioinorgânica, 

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9794349687385297  

Projeto: Nanomateriais em Ação: Inspirando Jovens na Pesquisa Científica 

"Minha motivação para participar do “Projeto Articula Escolas” está profundamente alinhada ao seu objetivo de aproximar alunos do ensino médio ao ambiente acadêmico e científico. Acredito que essa aproximação é fundamental para proporcionar aos alunos uma experiência transformadora, que vai além do conteúdo escolar tradicional, desenvolvendo habilidades científicas, tecnológicas e analíticas. Ao participar deste projeto, vejo a oportunidade de contribuir para a formação de jovens mais preparados para os desafios do ensino superior, com maior capacidade de análise crítica, pensamento reflexivo e maturidade intelectual. "

Prof. Dr.  Willian Hermoso 

Período de Participação Articula Escolas: 

Área:  Físico Química

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4192903739260722  

Projeto: Físico Química para Adolescentes 

"Despertar o interesse do aluno pelos conteúdos abordados nas Ciências Exatas, mais especificamente na Química e Físico-Química. Fazer dessa experiência uma oportunidade de desenvolver as habilidades de pesquisa científica nos alunos do EM, contemplando a metodologia científica, revisão bibliográfica, tratamento de dados, discussão e divulgação dos resultados. "